bebeToda criança nascida em território brasileiro tem direito ao Teste do Pezinho Básico, totalmente gratuito, para testes ampliados entrar em contato com APAE pelo telefone 5080-7000, antes da internação.

O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à Deficiência Intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.

A coleta deve ser efetuada após 48 horas de vida da criança. O resultado estará disponível no hospital após 20 dias úteis após a coleta.

Tipos de Testes do Pezinho da APAE de São Paulo

Teste do Pezinho Básico

Composto por seis diagnósticos: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme (e demais Hemoglobinopatias), Fibrose Cística, Deficiência de Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita.

Teste do Pezinho MAIS

Além do que se detecta no teste básico, inclui mais quatro diagnósticos: Deficiência de G-6-PD, Galactosemia, Leucinose e Toxoplasmose Congênita.

Teste do Pezinho SUPER

Diagnóstico de 48 patologias. É um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes.
O teste SUPER inclui em seu painel, além das 10 doenças dos Testes do Pezinho BÁSICO e MAIS, outros 36 diagnósticos de aminoacidopatias, defeitos do metabolismo dos ácidos graxos e das acidemias orgânicas, realizados através da avançada tecnologia de Espectrometria de Massas – MS/MS Tandem.